Eco-Escolas
Eco-Escolas
A Escola Superior de Saúde do Politécnico do Viseu participa no programa internacional de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, Eco-Escolas.
A ESSV formou e deu a conhecer o Conselho Eco-Escolas, no inicio de 2023, e desenvolve de forma ativa uma metodologia de trabalho para os temas da água, resíduos, energia, alimentação saudável e sustentável, alterações climáticas e espaços exteriores. O programa Eco-Escolas é desenvolvido em Portugal, desde 1996, pela ABAE (Associação Bandeira Azul Europa), integrada na Fundação para a Educação Ambiental (FEE). Para a implementação do programa seguimos a metodologia dos sete passos, emanada pela ABAE, com a reunião de um grupo de trabalho, a realização de uma auditoria ambiental, o estabelecimento de um plano de ação, a monitorização e avaliação, trabalho curricular, informação e envolvimento da escola e da comunidade local e a elaboração do eco-código.
e Aos nossos estudantes, elementos fundamentais nas ações, é-lhes dirigido o desafio de integrarem processos de decisão e de tomada de consciência para a importância do ambiente no seu dia-a-da e no contexto familiar e comunitário.
O Conselho Eco-Escolas conta com a docente Odete Amaral e o Técnico Superior Nuno Mendes, enquanto coordenadores do programa, e inclui representantes da gestão, dos professores, dos estudantes, do pessoal administrativo e técnico, da Pró-Presidência do Politécnico de Viseu, do Município de Viseu, da Junta de Freguesia de Viseu, ULS Viseu Dão Lafões, Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Católica- Polo de Viseu e Escola Básica Infante D. Henrique.
Contamos com toda a comunidade académica nesta caminhada por uma ESSV mais sustentável e amiga do ambiente.
Juntem-se ao projeto, pois só com o contributo de todos conseguimos fazer melhor.
Eco-Escolas 2023/2024
Conselho Eco-Escola
O Conselho Eco-Escolas da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Viseu está formado e conta com 42 elementos no total.Eis a atual composição do Conselho Eco-Escolas da ESSV:
Coordenadores do Programa
– Maria Odete Pereira Amaral
– Nuno Tiago Lopes Mendes
Representante do Órgão de Gestão
– Manuela Maria Conceição Ferreira
Representantes dos Professores
– António Madureira Dias
– Carlos Manuel de Sousa Albuquerque
– Cláudia Margarida Correia Balula Chaves
– Luís Miguel Pereira Condeço
– Maria Madalena Jesus Cunha Nunes
– Paula Cristina Dias Rocha Cavaleiro Saraiva
– Sofia Margarida Guedes de Campos
– Teresa Silveira LopesRepresentantes dos Estudantes
– Ana Margarida Alves de Sousa
– Ana Patrícia Cruz de Matos
– Beatriz Gabriela Lopes Marques
– Beatriz Gonçalves Guedes
– Daniela Figueiredo Correia
– David José das Neves Rodrigues
– Ema Fonseca Guímaro
– Ema Lima Matos
– Fábio Soares Cruz
– Inês dos Santos Carriço
– Joana Filipa Figueiredo Freitas
– Lara Beto Filipa
– Luísa Monteiro Azevedo
– Mafalda Carvalho Rodrigues
– Margarida Costa Coelho
– Maria Carolina Barros Ferreira
– Maria João Martins Viana
– Sara Filipa Sousa Rocha Cardoso
– Sofia Cardoso Fernandes
– Tatiana Gonçalves Duarte
– Tiago Filipe da Cruz Marinho
– Vânia Patricia Magina Oliveira
– Vânia Patrícia Magina Oliveira
Representante do Pessoal Administrativo e Técnico
– António Manuel de Matos Leal
– Dinis António da Fonseca Martinsbr
– Pedro Miguel Engenheiro Silvabr
Representante da Pró-Presidência da Saúde, Desporto, Bem-estar e Sustentabilidade do Politécnico de Viseu
– Maria Elisabete Ferreira da Silva
Representante do Município de Viseu
– Teresa Margarida Rodrigues das Neves
Representante da Junta de Freguesia de Viseu
– Francisco José O. da Cunha Marques
Representante do ULS Viseu Dão Lafões
– Maria Hermínia Figueiredo Almeida
Representante da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
– Ana Sofia Carreira Duque
Representante da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Católica- Polo de Viseu
– Nélio Jorge Veiga
Representante do Agrupamento de Escolas Infante Dº Henrique
– Luís Filipe do Amaral Soares
Plano de Ação
Atividades
A ESSV apresentou este ano 2023 um eco-presépio
A ESSV entregou para reciclagem em 12 de dezembro de 2023 – 680 Kg de papel e cartão ao operador de gestão de resíduos – Recipel- Reciclagem de Papel, ldª
A ESSV desde o inicio de 2024 até ao final de fevereiro de 2024 já efetuou 2 entregas de caixas com tampas à REFOODViseu
A ESSV entregou em janeiro de 2024 tampinhas para uma causa social
A sustentabilidade num minuto… na ESSV
Este é o 1.º vídeo de “Sustentabilidade num minuto… na ESSV” e constitui uma das atividades que se encontra no Plano de Ação do Programa Eco-Escolas da ESSV. O principal objetivo é divulgar, sensibilizar e proporcionar a reflexão individual sobre esta temática prioritária.
Partilhe!
A responsabilidade pela sustentabilidade é de todos.
Projeto Geração depositrão, efetuamos a primeira entrega do ano em fevereiro de 2024
A ESSV criou um “jardim interior” de modo a sensibilizar para a importância dos espaços verdes
A ESSV criou uma loja solidária com bens para troca individual (Roupa, calçado e acessórios)
A sustentabilidade num minuto… na ESSV
Dando continuidade ao Plano de Ação do Programa Eco-Escolas da ESSV, com o envolvimento dos estudantes, publicamos o 2º vídeo Sustentabilidade num minuto… na ESSV sensibilizando para a eficiência energética.
Pequenos gestos fazem a diferença na sua vida e na do Planeta.
Partilhe!
A responsabilidade pela sustentabilidade é de todos.
A ESSV adquiriu dois jardins de parede, agora mãos à obra para a plantação
Mini Horta Sustentável para a Escola
Estamos entusiasmados em anunciar o lançamento da nossa mais recente iniciativa no âmbito do projeto Eco-Escolas: a Mini Horta com Morangueiros, Alfaces e Plantas Aromáticas! Esta é uma oportunidade emocionante para a nossa escola promover a educação ambiental e o consumo responsável, enquanto desfrutamos dos benefícios de alimentos frescos e saudáveis diretamente do nosso próprio espaço verde.
Professoras do Instituto Politécnico de Viseu promovem workshop sobre “Como Viver uma Vida Mais Sustentável!No dia 21 de março de 2024, no Programa BOOTCAMP Academia Sem Fronteiras, as professoras Elisabete Silva, da Escola Superior de Tecnologia de Viseu, e Odete Amaral, da Escola Superior de Saúde de Viseu, com um estudante da Escola Superior de Tecnologia de Viseu, lideraram o workshop “Como Viver uma Vida Mais Sustentável” no Balneário Termal Rainha D. Amélia, localizado em São Pedro de Sul. O evento contou com a participação de cinquenta estudantes do ensino secundário, representando os 14 municípios da Comunidade Intermunicipal de Viseu Dão Lafões.
O workshop teve como objetivo central refletir sobre a relação entre natureza, alterações climáticas e saúde, destacando a importância de ações individuais e coletivas para a preservação do meio ambiente. Durante a atividade, os estudantes tiveram a oportunidade de avaliar a sua pegada de carbono, compreendendo como as escolhas diárias influenciam diretamente esse indicador ambiental crucial.
“Sob a premissa de que somos natureza, procuramos estimular a reflexão sobre os nossos hábitos de consumo e desperdício”. “É fundamental que cada um de nós se questione sobre o que podemos fazer para contribuir positivamente para o nosso planeta e qual caminho devemos seguir para alcançar uma vida mais sustentável”.
Com a iniciativa “Somos Natureza! Vamos Todos Pensar”, as professoras Elisabete Silva e Odete Amaral reforçam a importância do envolvimento de todos na construção de um mundo mais sustentável, onde cada ação individual faça a diferença na preservação do nosso precioso planeta Terra.
A sustentabilidade num minuto… na ESSV
Dando continuidade ao Plano de Ação do Programa Eco-Escolas da ESSV, com o envolvimento dos estudantes, publicamos o 3º vídeo Sustentabilidade num minuto… na ESSV sensibilizando para a necessidade de preservação e utilização sustentável da água.
Cada um, individualmente, desempenha um papel vital na preservação deste recurso natural precioso!
A responsabilidade pela sustentabilidade é de todos.
Workshop sobre Produtos Cosméticos Sustentáveis realizado com sucesso na Escola Superior de Saúde de Viseu com o apoio da Half.arroba no âmbito do Projeto Eco-EscolasO aguardado workshop “Produtos Cosméticos: Maneiras Mais Amigas do Ambiente” foi realizado hoje com sucesso na Escola Superior de Saúde de Viseu. O evento, dinamizado pela Halfarroba – Mercearia dos Sentidos e pela empresa Amor Luso, aconteceu no âmbito do projeto Eco-Escolas.
O workshop proporcionou o conhecimento da Halfarroba, a venda a granel e da sua importância para as pessoas, o ambiente. A empresa Amor Luso trouxe o conceito da cosmética natural de qualidade, artesanal e valorização do produto local e a valorização das embalagens eco-friendly, como práticas de consumo responsável.
Com apresentações interativas e demonstrações práticas, os especialistas da Amor Luso e da Halfarroba partilharam dicas valiosas e informações atualizadas sobre como fazer escolhas mais conscientes e sustentáveis na área da cosmética. Outras temáticas e oportunidades ficaram em aberto sobre aromoterapia e saúde.
Porque estes momentos são de aprendizagem, partilha e reflexões, outras oportunidades se abriram, tais como oficinas em aromoterapia e saúde. Os participantes elogiaram a qualidade das apresentações e a relevância dos temas abordados.
A Amor Luso, a Halfarroba e o projeto Eco-Escolas agradecem a presença de todos os participantes e reafirmam o seu compromisso em promover práticas sustentáveis na indústria dos cosméticos e na educação ambiental.
Workshop “Lanches Saudáveis” – hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis
No dia 23 de abril, as Professoras Odete Amaral e Teresa Lopes, juntamente com as estudantes Beatriz Guedes e Tatiana Duarte do curso de Enfermagem, da ESSV, realizaram o Workshop “Lanches Saudáveis” no âmbito do projeto Eco-Escolas.
O evento focou-se nos temas do Pequeno-Almoço e Lanches Saudáveis, visando sensibilizar os alunos para a importância de uma alimentação equilibrada e sustentável desde cedo.
O workshop foi dinâmico e prático, cativando o interesse dos alunos e incentivando-os a refletir sobre as suas escolhas alimentares. Três turmas do 6.º ano da Escola Básica Infante D. Henrique participaram ativamente, mostrando-se interessadas nas informações e dicas partilhadas durante o evento.
Durante a degustação das receitas, preparadas no momento, de lanches alternativos, mais saudáveis e sustentáveis, os alunos gostaram e demonstraram motivação.
Esta iniciativa reforça o compromisso das escolas envolvidas no projeto Eco-Escolas em promover a consciência ecológica e a responsabilidade social, incluindo a promoção de uma alimentação saudável como parte integrante da formação dos alunos.
Workshop “Lanches Saudáveis”
No dia 07 de maio, um evento educativo e saboroso tomou conta da Escola Básica Infante D. Henrique. As Professoras Odete Amaral e Teresa Lopes, conjuntamente com estudantes do Curso de Enfermagem da ESSV, designadamente Annylise Silva e Margarida Coelho do 1º ano, Beatriz Ferreira e Francisca Venâncio do 4º ano, lideraram o workshop intitulado “Lanches Saudáveis”. Esta iniciativa, inserida no projeto Eco-Escolas, concentrou-se em promover hábitos alimentares equilibrados desde tenra idade.
O workshop foi uma experiência dinâmica e prática, que envolveu alunos de três turmas do 6º ano da Escola Básica Infante D. Henrique. As atividades realizadas cativaram o interesse dos alunos, incentivando-os a refletir sobre as escolhas alimentares.
Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de degustar receitas de lanches alternativos, mais saudáveis e sustentáveis, preparadas na hora pelas professoras e estudantes. As reações dos alunos foram positivas, demonstrando entusiasmo e motivação.
Este workshop não só proporcionou momentos de aprendizagem prática, mas também estimulou para outras escolhas saudáveis sem comprometer o sabor. O sucesso desta iniciativa reflete o compromisso da comunidade escolar em promover a saúde e o bem-estar dos seus alunos.
Escola Superior de Saúde de Viseu lança hino Eco-Escolas para promover a sustentabilidade
A Escola Superior de Saúde de Viseu deu um passo significativo em direção à sustentabilidade ambiental ao lançar o seu próprio hino Eco-Escolas, como parte integrante do projeto Eco-Escolas.
Com a colaboração criativa de Ana Simões na letra e Daniel Simões na composição musical e voz (estudante do 4º ano de Enfermagem), a instituição de ensino visa envolver os estudantes e a comunidade escolar numa mensagem inspiradora sobre a importância da preservação do meio ambiente.
O hino Eco-Escolas pretende ser uma ferramenta motivadora para sensibilizar para questões ambientais, incentivando práticas sustentáveis no dia-a-dia dos alunos e funcionários da Escola Superior de Saúde de Viseu.
O lançamento oficial do hino eco-escolas foi marcado por uma cerimónia especial, que contou com a presença de estudantes, docentes, não docentes e autoridades locais, reforçando o compromisso da instituição com a educação ambiental e a promoção de uma cultura de sustentabilidade.
Através da música, a Escola Superior de Saúde de Viseu reforça o seu papel enquanto agente de mudança, inspirando a comunidade académica a adotar comportamentos mais ecológicos e a contribuir para um futuro mais verde e sustentável.
Esta iniciativa demonstra o empenho da Escola Superior de Saúde de Viseu em fazer a diferença não só no ensino superior, mas também na preservação do planeta para as gerações futuras.
Link para o hino
Mural em Parede Sensibiliza Comunidade para a Sustentabilidade Global
No coração da nossa comunidade, uma nova iniciativa está florescendo para promover a conscientização sobre a sustentabilidade e inspirar ações positivas em prol do nosso planeta. Um vibrante mural em uma parede foi revelado, carregando consigo mensagens poderosas para reduzir nosso impacto ambiental e abraçar práticas sustentáveis no nosso dia a dia.
Com frases como “Reduza, Reutiliza, Recicla”, o mural destaca a importância de repensar os nossos hábitos de consumo e adotar um estilo de vida mais sustentável. Além disso, a mensagem “Economiza Energia, Contribua para a Eficiência Hídrica” ressalta a necessidade urgente de conservar recursos preciosos para as gerações futuras.
O mural não instiga, apenas, ações individuais, mas também encoraja a comunidade a unir esforços em prol de um mundo mais sustentável. “Utiliza Transportes Sustentáveis”, “Adquira Produtos Locais” e “Cuida da Floresta e da Fauna” são lembretes importantes de como pequenas escolhas podem ter um grande impacto no meio ambiente.
Num mundo onde a crise climática se torna cada vez mais evidente, é essencial lembrar que cada um de nós tem um papel a desempenhar na construção de um futuro mais verde e resiliente. Como destacado no mural, “Sustentabilidade Globalmente e Atua Localmente”. Sozinho, podemos não mudar o mundo, mas juntos, podemos fazer uma diferença significativa.
O mural adiciona cor e vida à nossa escola, mas também tem o intuito de sensibilizar para a mudança, uma mudança que deve começar em cada um de nós. Vamo-nos unir como uma comunidade comprometida com um futuro sustentável, onde as nossas ações refletem o nosso amor pelo PLANETA e por todas as formas de vida que a habitam. Juntos, podemos construir um mundo mais verde, mais limpo e mais justo para todos.
Workshop focado na valorização da proteína vegetal e na sustentabilidade
Parceria entre a Escola Superior de Saúde de Viseu e a Escola Básica Infante D. Henrique de Viseu, duas instituições com a bandeira eco-escolas, realizaram mais um workshop abordando o tema da alimentação saudável e sustentável. Para esta atividade contámos com a prestigiada presença do Chef Luís Almeida do Restaurante Palace Viseu.
Um workshop para duas turmas do 9º ano dinamizado com atividades práticas de culinária, preparámos e degustámos pratos/sabores à base da proteína vegetal. O objetivo principal foi promover e mostrar aos estudantes os benefícios nutricionais e ambientais das dietas plant-based, além de promover práticas alimentares sustentáveis e saudáveis valorizando a alimentação como fator importante para a nossa saúde física, mental e ambiental.
Com a degustação os estudantes mostraram-se motivados e muito agradados.
Obrigado a todos que partilharam deste workshop e obrigado Chef Luís por nos presentear com mais um brilhante workshop e às duas estudantes do Curso de Enfermagem que nos acompanharam nesta dinamização (Margarida Coelho e Ana Margarida Sousa).
Sustentabilidade e Desperdício Alimentar: Um Workshop criativo e inovador
Quartel da Paz | 29 de maio 2024 – Inserido na Semana Solidária da Freguesia de Viseu, o Chef Luís Almeida dinamizou um workshop sobre Sustentabilidade e Desperdício Alimentar, promovido em parceria com a Escola Superior de Saúde (ESSV). Teve como objetivo sensibilizar a comunidade para a importância de práticas culinárias sustentáveis, reduzindo o desperdício e aproveitando as sobras!
Com grande mestria, o Chef Luís Almeida abordou a conjugação das questões ambientais com o desperdício alimentar, enfatizando que, no processo de confeção de refeições, tudo é importante e nada deve ser desperdiçado. Como referiu “na cozinha nada se perde tudo se transforma”. Os participantes foram convidados a repensar as suas práticas na cozinha, aprendendo técnicas para aproveitar integralmente os alimentos, reduzindo o desperdício.
O workshop contou com uma participação ativa dos presentes através de demonstrações culinárias e esclarecimento de dúvidas. Esta iniciativa destaca-se como um passo significativo na promoção de uma cultura mais sustentável e consciente na freguesia.
A organização deste evento foi fruto de uma colaboração estreita entre a Junta de Freguesia de Viseu e a ESSV, mostrando o poder das parcerias locais na promoção de boas práticas ambientais e alimentares. A todos os que colaboraram nesta iniciativa, fica a nossa profunda gratidão.
Workshop “Alimentação com Proteína Vegetal: Saúde vs. Ambiente”
Aconteceu na Escola Superior de Saúde de Viseu no dia 5 de junho o workshop intitulado “Alimentação com Proteína Vegetal: Saúde vs. Ambiente”. O evento foi dinamizado pela HalfArroba – Mercearia dos Sentidos e pela Rosário Pinheiro do Grão a Grão, inserido no âmbito do programa Eco-Escolas e no processo de certificação Biosphere da ESSV. Resolvemos comemorar o Dia Mundial do Ambiente, este ano com o tema: acelerar o restauro da terra, a resiliência à seca e à desertificação, com este criativo, motivador e delicioso workshop. A iniciativa teve como objetivo principal sensibilizar os participantes sobre os benefícios da alimentação baseada em proteína vegetal, tanto para a saúde humana como para o meio ambiente.
Durante o evento, foram abordados temas como as vantagens nutricionais da proteína vegetal em comparação com a de origem animal, a redução da pegada ecológica através de uma alimentação mais sustentável e exemplos práticos de refeições ricas em proteína vegetal. Os participantes tiveram a oportunidade de degustar receitas inovadoras e saborosas. Quem sabe, se este pequeno momento de reflexão, não é o click para fazermos pequenas mudanças na nossa alimentação?! Mais um passo na promoção de uma alimentação mais consciente e sustentável, alinhando-se com as metas globais de sustentabilidade e saúde pública.
A organização agradeceu a colaboração de todos os envolvidos e reafirmou o seu compromisso em continuar a promover iniciativas que liguem a saúde humana à preservação ambiental.
Caminhada pela Sustentabilidade Mobiliza Comunidade de Viseu
No dia 6 de junho, a cidade de Viseu foi presenteada com uma Caminhada pela Sustentabilidade. Teve início na Escola Superior de Saúde de Viseu (ESSV) e terminou no magnifico Jardim das Mães. Esta iniciativa, organizada pela ESSV, pela Associação de Estudantes da ESSV e pela Junta de Freguesia de Viseu, integrou-se no projeto Eco Escolas e no processo de certificação Biosphere.
A caminhada incluiu docentes, não docentes, estudantes e residentes locais. Com o objetivo de promover a consciencialização ambiental, antitabágica e incentivar práticas mais sustentáveis, a caminhada percorreu as principais ruas de Viseu, espalhando uma mensagem de respeito pelo meio ambiente e de adoção de estilos de vida mais saudáveis, designadamente – Tabagismo e beatas o impacto na saúde e no ambiente! Sensibilizando para “Se é fumador o que faz às beatas? e “O que ganho se deixar de fumar?”.
Durante o percurso também distribuímos cinzeiros portáteis a quem é fumador para que o destino das beatas não seja o chão e as águas.
O ponto culminante do evento foi a chegada ao Jardim das Mães.
Os organizadores agradecem a todos os presentes e destacam a importância da colaboração entre instituições para alcançar os objetivos da sustentabilidade da região. A Caminhada pela Sustentabilidade não só fortaleceu os laços da comunidade de Viseu, como também reforçou o compromisso da ESSV e da Junta de Freguesia com a educação ambiental e a promoção de um futuro mais verde.
Anos Anteriores
2022/2023
Conselho Eco-Escola
O Conselho Eco-Escolas da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Viseu está formado e conta com 42 elementos no total.Eis a atual composição do Conselho Eco-Escolas da ESSV:
Coordenadores do Programa
– Maria Odete Pereira Amaral
– Nuno Tiago Lopes Mendes
Representante do Órgão de Gestão
– Daniel Marques da Silva
Representantes dos Professores
– Ana Isabel Nunes Pereira de Azevedo e Andrade
– Ernestina Maria V. Batoca Silva
– Carlos Manuel de Sousa Albuquerque
– Cláudia Margarida Correia Balula Chaves
– Maria da Graça Ferreira Aparício Costa
– Maria Isabel Bica Carvalho Costa
– Maria Madalena Jesus Cunha Nunes
– Sofia Margarida Guedes de Campos
– Susana Marisa Loureiro Pais Batista
Representantes dos Estudantes
– Ana Beatriz Rochinha Costa
– Ana Patrícia Cruz de Matos
– Ana Rita Cardoso Lourenço
– Ariana Sena Almeida
– Barbara Seixas Amaral Luz
– Beatriz Alexandra Bastos Matinho
– Beatriz Alexandra Novais Saraiva
– Beatriz Gabriela Lopes Marques
– Carla Sofia Henriques de Almeida
– Carolina Loureiro Nunes
– Daniela Natália Joaquim Rodrigues
– David Jorge Alves Melo
– Francisca Luzia Henriques
– Inês Chaves Costa
– Jorge Miguel Cardoso Fernandes
– Maria Carolina Barros Ferreira
– Maria de Lurdes Costa Almeida
– Mariana Gomes Godinho
– Marta Figueiredo Almeida
– Ricardo Nogueira Santos Lopes
– Sílvia Duarte Coimbra
– Sofia Afonso Almeida
– Sofia Monteiro da Silva Rodrigues
– Tiago Filipe da Cruz Marinho
Representante do Pessoal Administrativo e Técnico
– Anabela Cálix dos Santos Figueiredo
Representante da Pró-Presidência da Saúde, Desporto, Bem-estar e Sustentabilidade do Politécnico de Viseu
– Maria Elisabete Ferreira da Silva
Representante do Município de Viseu
– Teresa Margarida Rodrigues das Neves
Representante da Junta de Freguesia de Viseu
– Francisco Marques
Representante do ACES Dão Lafões
– Maria Hermínia Figueiredo Almeida
Representante da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Católica- Polo de Viseu
– Nélio Jorge Veiga
Representante do Agrupamento de Escolas Infante Dº Henrique
– Bruno Joel
Plano de Ação
Portefólio
Atividades
A ESSV realizou uma conferência “A Enfermagem e os desafios ambientais” em 14 de outubro de 2022
A ESSV durante o mês de dezembro de 2022 colaborou com a REFOOD na recolha de caixas com tampas
A ESSV entregou em dezembro de 2022 tampinhas para uma causa social
A ESSV entregou para reciclagem em 17 de fevereiro de 2023
– 520 Kg de papel e cartão ao operador de gestão de resíduos – Recipel- Reciclagem de Papel, ldª
A ESSV apresentou em 27 de fevereiro de 2023 uma página web dedicada ao Programa Eco-Escolas
A Escola Superior de Saúde de Viseu no âmbito do Programa Eco-Escolas e em parceria com a empresa detentora das Máquinas de Vending “Cordeiro Vending”, quer disponibilizar a toda a comunidade académica, produtos alimentares mais saudáveis, é com grande satisfação que verificamos a disponibilização de fruta, gelatina e sumos de fruta nas máquinas de vending disponíveis na ESSV.
Desde já agradecemos toda a colaboração à empresa Cordeiro Vending e desejamos que esta mudança seja motivadora para uma alimentação mais saudável.
Começámos com a pera, morangos e mirtilos e vamos lutar pela venda da fruta da época.
Após a regulação de todos os autoclismos para a descarga mínima, começamos a colocar nos autoclismos dos WC garrafas de água, de maneira a reduzirmos a quantidade de água gasta em cada descarga.
Ao lado de cada uma das máquinas de água a Escola Superior de Saúde de Viseu, colocou um depósito para a recolha das águas, que irá servir para regar as plantas.
No âmbito do Programa Eco-Escolas a ESSV simbolizou o Dia Mundial da Árvore (21 de março de 2023) com a plantação de um Carvalho Alvarinho disponibilizada pela Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão.
A Escola Superior de Saúde de Viseu, no âmbito do Programa Eco-Escolas colocou em todas as salas de aulas ecopontos de recolha de papel e plástico.
Aquisição de suporte para as trotinetes, de modo a sensibilizar para a utilização de meios de transportes mais ecológicos.
A ESSV integrou a atividade “Move-te Respeitando o Ambiente”
Hoje decidimos não utilizar veículos motorizados para ir trabalhar. Priorizámos o planeta do presente e do futuro com menos emissões e um ar mais puro!
Faz a tua caminhada diária no trajeto para o trabalho.
A ESSV durante o mês de junho de 2023 entregou à REFOOD o resultado da segunda recolha de caixas com tampas
A ESSV entregou em junho de 2023 tampinhas para uma causa social
Após a adesão ao projecto Geração depositrão, efetuamos a primeira entrega
Campanha de sensibilização sobre comportamentos pró-ambientais na ESSV
O conselho Eco-Escolas apresenta a campanha de sensibilização nas temáticas ambientais prioritárias do plano de ação da ESSV.
Não te admires, vais ver pela ESSV sinalética a relembrar comportamentos amigos do ambiente!
Nunca te esqueças, O Planeta Terra, o único que temos para viver, agradece!
Aquisição de bancos em madeira
A ESSV disponibilizou vários bancos em madeira, no seu espaço exterior, para a utilização da sua Comunidade Académica
Eco-Código
Os estudantes Francisca Luzia, Daniela Rodrigues, Ricardo Lopes, Carolina Ferreira do 1.º ano do curso de enfermagem apresentaram o eco-código a ser apresentado ao Programa Eco-Escolas.
Monografia – “Comportamentos de saúde ambiental em estudantes do ensino superior”
As estudantes Ana Beatriz Rochinha Costa, Ana Rita Cardoso Lourenço, Ariana Sena Almeida, Bárbara Seixas Amaral Luz, Beatriz Alexandra Bastos Martinho, Beatriz Alexandra Novais Saraiva e Carolina Loureiro Nunes do 4.º ano do curso de enfermagem realizaram o trabalho final de curso com o titulo “Comportamentos de saúde ambiental em estudantes do ensino superior”, sob orientação da Profª Odete Amaral.