Supervisão Educacional e Clínica em Enfermagem

Apresentação

A criação do Curso Breve de Supervisão Educacional e Clínica em Enfermagem (CBSECE) resulta de qquestões que se colocam sobre a formação inicial de estudantes, tendo em conta os contextos atuais de mudança numa perspetiva de melhoria contínua da qualidade de cuidados.

A natureza complexa subjacente à dinâmica pedagógica, justifica a realização do curso, promovendo a construção, difusão e aplicação do conhecimento nesta área. A Supervisão Clínica é imprescindível, no sentido de assegurar um caminho sólido na senda da qualidade do ensino e do exercício profissional.
A Supervisão Educacional e Clínica de estudantes é hoje entendida como um processo em que um docente, ou profissional experiente apoia, orienta e aconselha um formando na construção do seu conhecimento, tendo em linha de conta a ecologia das situações. Assim, procura-se ir de encontro ao estipulado no Regulamento da Competência Acrescida Diferenciada e Avançada em Supervisão Clínica, nomeadamente no que se refere ao mobilizar conhecimentos, habilidades e atitudes no processo supervisivo, assegurar o desenvolvimento profissional para a capacitação do supervisado para uma prática profissional de excelência, encarar a supervisão como oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento pessoal e profissional, conhecer modelos, estilos, estratégias e instrumentos a utilizar na Supervisão Clínica, bem como os modelos e instrumentos de avaliação a utilizar na Supervisão Clínica, promover uma relação de colaboração e de suporte ao supervisado e promover uma relação de colaboração nas interfaces pessoais, profissionais e institucionais.

A organização do Curso obedece ao estipulado no Regulamento nº 348/2008 de 1 de julho, o qual estabelece os princípios reguladores da aplicação do sistema europeu de transferência de créditos (EuropeanCreditTransferSystem – ECTS) à formação ministrada pelo Instituto Politécnico de Viseu (IPV).
O CBSECE tem como objetivo aprofundar conhecimentos sobre supervisão de estudantes de enfermagem; analisar as vantagens e a importância da supervisão clínica no desenvolvimento de competências nos estudantes de enfermagem e aprofundar conhecimentos sobre estratégias e requisitos para o sucesso educativo dos estudantes de enfermagem.

Objetivos

Objetivos

  1. Desenvolver aquisição mínima de competências científica, técnica, relacional e ética, adequadas à dinâmica do processo Ensino/Aprendizagem;
  2. Conhecer o suporte teórico da Supervisão Clínica em Enfermagem, através da clarificação dos conceitos e dos modelos de Supervisão;
  3. Discutir os fundamentos da Supervisão Clínica em Enfermagem no ensino clínico;
  4. Desenvolver estratégias para a criação de uma cultura de supervisão clínica entre docentes, enfermeiros e estudantes.

Plano de Estudos

Plano de Estudos

Plano de Estudos
CódigoUnidades curricularesAno CurricularFicheiro ECTS

Regulamentos

Condições de Acesso

Consulte aqui

Licenciado em enfermagem.

Código curso

8003

Idioma

Português

ECTS

5

Coordenador de Curso

PhD Olivério Ribeiro
oribeiro@essv.ipv.pt