Supervisão Educacional e Clínica em Enfermagem

Apresentação

A criação do Curso Breve de Supervisão Educacional e Clínica em Enfermagem (CBSECE) resulta de qquestões que se colocam sobre a formação inicial de estudantes, tendo em conta os contextos atuais de mudança numa perspetiva de melhoria contínua da qualidade de cuidados.

A natureza complexa subjacente à dinâmica pedagógica, justifica a realização do curso, promovendo a construção, difusão e aplicação do conhecimento nesta área. A Supervisão Clínica é imprescindível, no sentido de assegurar um caminho sólido na senda da qualidade do ensino e do exercício profissional.
A Supervisão Educacional e Clínica de estudantes é hoje entendida como um processo em que um docente, ou profissional experiente apoia, orienta e aconselha um formando na construção do seu conhecimento, tendo em linha de conta a ecologia das situações. Assim, procura-se ir de encontro ao estipulado no Regulamento da Competência Acrescida Diferenciada e Avançada em Supervisão Clínica, nomeadamente no que se refere ao mobilizar conhecimentos, habilidades e atitudes no processo supervisivo, assegurar o desenvolvimento profissional para a capacitação do supervisado para uma prática profissional de excelência, encarar a supervisão como oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento pessoal e profissional, conhecer modelos, estilos, estratégias e instrumentos a utilizar na Supervisão Clínica, bem como os modelos e instrumentos de avaliação a utilizar na Supervisão Clínica, promover uma relação de colaboração e de suporte ao supervisado e promover uma relação de colaboração nas interfaces pessoais, profissionais e institucionais.

A organização do Curso obedece ao estipulado no Regulamento nº 348/2008 de 1 de julho, o qual estabelece os princípios reguladores da aplicação do sistema europeu de transferência de créditos (EuropeanCreditTransferSystem – ECTS) à formação ministrada pelo Instituto Politécnico de Viseu (IPV).
O CBSECE tem como objetivo aprofundar conhecimentos sobre supervisão de estudantes de enfermagem; analisar as vantagens e a importância da supervisão clínica no desenvolvimento de competências nos estudantes de enfermagem e aprofundar conhecimentos sobre estratégias e requisitos para o sucesso educativo dos estudantes de enfermagem.

Objetivos

Objetivos

  1. Desenvolver aquisição mínima de competências científica, técnica, relacional e ética, adequadas à dinâmica do processo Ensino/Aprendizagem;
  2. Conhecer o suporte teórico da Supervisão Clínica em Enfermagem, através da clarificação dos conceitos e dos modelos de Supervisão;
  3. Discutir os fundamentos da Supervisão Clínica em Enfermagem no ensino clínico;
  4. Desenvolver estratégias para a criação de uma cultura de supervisão clínica entre docentes, enfermeiros e estudantes.

Plano de Estudos

Plano de Estudos

Plano de Estudos
CódigoUnidades curricularesAno CurricularFicheiro ECTS

Regulamentos

Outros Regulamentos

Regulamento de Creditação

Regulamento do Curso

Condições de Acesso

Consulte aqui

Licenciado em enfermagem.

Código curso

8003

Idioma

Português

ECTS

5

Coordenador de Curso

PhD Olivério Ribeiro
oribeiro@essv.ipv.pt