Numa organização da Associação de Estudantes da Escola Superior de Saúde de Viseu (ESSV), tiveram lugar, no Auditório Carlos Pereira, as XXXIV Jornadas de Enfermagem. O tema escolhido para esta edição, “Cuidados paliativos: muito para além da dor”, foi considerado, por vários dos intervenientes, de extrema pertinência no contexto atual.

De facto, e muito fruto da grande evolução de terapêuticas de combate às doenças, a longevidade do ser humano é cada vez maior, com necessidade crescente de cuidados paliativos. “Cuidados holísticos, ativos, prestados a indivíduos de todas as idades com sofrimento intenso decorrente de doença grave, especialmente dirigidos àqueles perto do fim de vida. Têm como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas doentes, das suas famílias e cuidadores” (AHPC Global Project – Consensus Based Palliative Care Definition, 2019). Cuidar o doente paliativo é cuidar da sua dor física, psicológica, social, espiritual, emocional, social e das suas famílias. É preciso confortar, tentar sempre que possível respeitar os seus valores, preferências para que doentes e suas famílias possam viver o melhor possível o tempo que tiverem, muito ou pouco que seja.

O programa das Jornadas incluiu intervenções de palestrantes de grande prestigio. Foram abordados vários eixos inerentes aos cuidados paliativos.

“Desmistificar os cuidados paliativos”, “A ética na morte: um processo natural da vida”, “Cuidados além do limite: Diferentes contextos em cuidados paliativos”, “Princípios no controlo dos sintomas”, “A humanização dos cuidados de enfermagem” e “Comunicação: a pedra basilar” foram os títulos principais das várias mesas que compuseram o evento.

Jornadas de Enfermagem ornadas de Enfermagem1 Jornadas de Enfermagem2 ornadas de Enfermagem3 ornadas de Enfermagem4