Os Docentes e o Técnico Superior da Escola Superior de Saúde de Viseu (Carlos Albuquerque, Isabel Bica, Ana Andrade e Nuno Mendes), membros do Projeto IP2 – IPV Inova & Inclui, no âmbito da Atividade 17 e tarefa 4: inSTUDY VISITS: experiências inovadoras no Espaço Europeu, realizaram uma visita de estudo com o propósito de conhecer novas tecnologias em prol da inovação pedagógica no ensino superior, com o seguinte planeamento.
Início com uma visita ao Centro de formação em novas tecnologias – CeFOnt onde nos foram apresentadas ferramentas digitais inovadoras utilizadas no âmbito pedagógico e tecnológico e de acesso à comunidade educativa como aos demais docentes de todo o Mundo. A “Educação Aberta” é estimulada nesta universidade europeia com planos formativos para docentes e certificação de competências.
No Departamento EUNICE foram apresentados os objetivos e respetivos membros efetivos, realçando o “Pedagogical Innovation”. A componente investigativa é muito valorizada, nomeadamente o conhecimento científico e a sua disseminação. Para a operacionalização das parcerias realizam a “Escola de Verão”, com a participação de estudantes de todas as Universidades Europeias. A “EUNICE Weeks” consta de atividades desportivas com equipas dos diferentes países bem como dinâmicas digitais (exemplo: xadrez digital).
O Departamento das Relações Internacionais realçou a importância e o interesse das diversas parcerias, tendo já formalizado protocolos de mobilidade com o Instituto Politécnico de Viseu.
A Vice-Reitora da Internacionalização e Compromisso Global, Matxalen Llosa, acolheu-nos de forma empática, demonstrando entusiamo e disponibilidade para a realização de mobilidade de docentes e discentes, com ênfase em parceria efetiva com o Instituto Politécnico de Viseu.
A visita permitiu conhecer boas práticas pedagógicas em curso num país europeu. Revelou-se de grande utilidade para a identificação de novas formas de ensinar e aprender e suas implicações para a política de ensino superior. Estamos motivados para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras em prol da excelência do ensino ministrado no Instituto Politécnico de Viseu.

Visita de Estudo à Universidade de Cantábria_1 Visita de Estudo à Universidade de Cantábria_2