No âmbito do Projeto IP2 – IPV Inova & Inclui, equipa do IPV visita a Universidade de Tecnologia de Poznan, na Polónia, integrada na tarefa inSTUDY VISITS: EXPERIÊNCIAS DIFERENCIADAS E INOVADORAS NO ESPAÇO EUROPEU, de 19 a 20 de outubro de 2023.

Esta visita teve como principal objetivo permitir a identificação de experiências e práticas inovadoras e diversificadas de ensino e aprendizagem. Foi visitada a faculdade de engenharia mecânica, nomeadamente os laboratórios e equipamentos tecnológicos usados, com a apresentação de protótipos concebidos para biomedicina, especificamente para ortopedia. Foram abordadas as boas práticas pedagógicas utilizadas no ensino híbrido, tendo sido apresentadas as unidades curriculares que compõem os planos de estudos, bem como as metodologias de avaliação. Foi visitada a faculdade de arquitetura, reconhecida como uma construção “zero desperdício”, comprometida com a sustentabilidade e a implementação de boas práticas de gestão e redução de desperdício e monitorização do sistema energético. No segundo dia, foi promovido o encontro com o departamento EUNICE da universidade, onde foram referidas as várias atividades e iniciativas em desenvolvimento. De seguida, o representante da Faculdade de Computação e Telecomunicações, responsável pela criação do “Joint Open Lab” e das funcionalidades das plataformas Eunice, tais como o projeto moodle da Eunice e projetos educacionais e escolas de verão, conduziu a visita aos laboratórios de robótica e controlo remoto que fomentam novas pedagogias baseadas nas tecnologias digitais. Um dos projetos em desenvolvimento é a plataforma Partner Research Umbrella que vai possibilitar o estabelecimento de networking entre todos os parceiros Eunice.
Esta visita proporcionou momentos de partilha de conhecimentos, experiências e práticas pedagógicas inovadoras com implicações importantes no processo de ensino e aprendizagem e para a política de ensino superior.

Visita de Estudo à Universidade de Tecnologia de Poznan Visita de Estudo à Universidade de Tecnologia de Poznan