Mentores em Ação

Apresentação

As Instituições de Ensino Superior (IES) têm procurado a promoção do desempenho e a preparação dos estudantes para a competitividade global, a excelência educacional e a garantia da igualdade no acesso; incentivar e atrair estudantes de diversas origens e experiências, requerendo esforços para criar comunidades académicas inclusivas e acolhedoras para todos (Universidade do Porto, 2020).

No contexto de práticas inclusivas no Ensino Superior (ES), é importante fornecer aos estudantes o acesso a orientações que os levem a sentir-se plenamente incluídos, tendo em conta a sua diversidade. A mentoria/tutoria pode ser eficaz no tratamento de questões-chave e problemas que as instituições do ES atualmente enfrentam, incluindo a necessidade de aumentar as taxas de conclusão dos cursos, reduzir o abandono escolar e as desigualdades nos resultados em grupos sub-representados, bem como ampliar a participação de todos os estudantes na vida académica, sem qualquer exclusão.

Metodologicamente, o Programa de Mentoria do IPV desenvolve-se enquanto investigação-ação, com a aplicação de um programa formativo aos mentores, no formato de curso breve na Escola Superior de Saúde de Viseu, a sua implementação através de par mentor-mentorado, e respetiva monitorização no final do ano letivo possibilitando a sua replicação de forma sustentada.

Encontra-se em finalização uma plataforma eletrónica do programa de mentoria instalada na página do IPV onde serão inscritos os participantes do programa, e permitindo a gestão do mesmo. As áreas do programa de mentoria já escolhidas pelos mentorados foram Enfermagem; Enfermagem Veterinária; Educação Básica; Serviço Social; Comunicação Social; Educação Social; Contabilidade e Auditoria; Gestão de Empresas; Finanças Empresariais; Secretariado de Administração; Gastronomia Turismo e Bem Estar, Engenharias Alimentar, do Ambiente, Civil, Eletrotécnica, Informática; Artes Plásticas e Multimédia; Tecnologias e Design de Multimédia; Publicidade e Relações-Públicas; Marketing.

Atualmente o Programa permite escolher, desenvolver e certificar ações de voluntariado em serviços da comunidade tendo sido criado um certificado específico para este efeito que se poderá vir a constituir como um suplemento ao diploma para os mentorados. No que diz respeito aos mentores, este certificado, poderá vir a ser reconhecido na avaliação de desempenho.

O Programa de Mentoria do IPV (Coutinho et al) tem como objetivos: Promover a inclusão dos estudantes na instituição; Desenvolver mecanismos de acolhimento e acompanhamento dos mentorados; Apoiar os estudantes provenientes de outras regiões nacionais e estrangeiras; Promover um ambiente de proximidade e colaborativo; Contribuir para o enriquecimento pessoal e curricular de todos os participantes; Promover a equidade, o sucesso académico e a resolução de dificuldades diversas apresentadas pelos mentorados; Prevenir o abandono académico; Criar uma rede interna de apoio académico.

Este Programa de Mentoria iniciou-se com um projeto piloto aplicado em duas unidades orgânicas da instituição, pretendendo-se que seja implementado em todos os cursos, visto ser considerado por parte dos intervenientes como uma boa prática institucional e um Modelo de sistema que tem condições para se manter. Atualmente integrado no Programa de Mentoria do INA, os resultados serão apresentados no congresso.

Objetivos

Objetivos

O Programa de Mentoria do IPV (Coutinho et al, 2021) tem como objetivos: Promover a inclusão dos estudantes na instituição; Desenvolver mecanismos de acolhimento e acompanhamento dos mentorados; Apoiar os estudantes provenientes de outras regiões nacionais e estrangeiras; Promover um ambiente de proximidade e colaborativo; Contribuir para o enriquecimento pessoal e curricular de todos os participantes; Promover a equidade, o sucesso académico e a resolução de dificuldades diversas apresentadas pelos mentorados; Prevenir o abandono académico; Criar uma rede interna de apoio académico.

Plano de Estudos

Plano de Estudos

Plano de Estudos
CódigoUnidades curricularesAno CurricularFicheiro ECTS
Coordenadora

PhD Emília Coutinho

Idioma

Português

ECTS

2